Mecanica dos solos
Este trabalho orienta a determinação da massa específica aparente do solo “in situ”, pelo método do frasco de areia, e também o teor de umidade do solo, ensaios estes realizado no dia 03 de dezembro de 2012, no laboratório da Universidade Federal do Pampa, ensaios estes realizados se baseando nas normas NBR 7185 e NBR 6457, onde tiveram alguns desvios da norma na realização destes, o que será comentado durante o trabalho. Foram utilizados os equipamentos que o laboratório dispunha, podendo ocorrer algumas variações nos resultados por falta de recurso e também por desvios das normas como já dito anteriormente.
2. OBJETIVO
O relatório tem o objetivo definir a massa específica aparente do material estudado, e também calcular a umidade do solo coletado, para que com estes possamos definir os resultados desejados, sendo estes, estudados e analisados no laboratório da Universidade Federal do Pampa, que forneceu as ferramentas necessárias para sua execução e finalização.
Com o ensaio no laboratório, é possível predizer em fatos concretos as características de massa específica do solo “in situ” e também demonstrar a umidade que o solo continha, solo esse coletado no terreno a frente do laboratório da Unipampa.
3. MATERIAIS EMPREGADOS
Alguns materiais utilizados nos dois experimentos eram semelhantes, outros nenhum um pouco, então iremos citar os materiais utilizados nestes.
3.1 Ensaios da determinação da massa específica do solo “in situ” Os materiais utilizados para a execução deste ensaio estão dispostos abaixo: * Frasco de plástico opaco de cor branca, dotado de gargalo rosqueado com funil metálico provido de registro e de rosca para se atarrachar ao frasco; * Bandeja quadrada rígida, metálica, com orifício circular no centro, dotado de rebaixo; * Pincel; * Nível de bolha; * Marreta; * Pá de mão; * Talhadeira de aço; * Cilindro metálico de volume conhecido, com diâmetro interno igual ao diâmetro