Metodologia cientifica
COMPARAÇÃO ENTRE OS ENSAIOS DE MASSA ESPECÍFICA APARENTE DO SOLO “IN SITU” COM EMPREGO DO FRASCO DE AREIA E COM EMPREGO DE ÓLEO
1. INTRODUCÃO
O projeto foi realizado no campus da Unochapecó, com o intuito de realizar o ensaio de massa especifica aparente do solo. Através de dois métodos o do frasco de areia e do emprego do óleo grosso, onde se submente uma comparação entre dois métodos. Estes ensaios são usados em pavimentações de estradas e recomendados pelo DNER.
2. Desenvolvimento
O objetivo central da pesquisa foi visualizar os procedimentos mais adequados para os dois métodos de ensaios, visando que serão executados com solos da cidade de Chapecó no campus da Unochapecó.
Nesta pesquisa apresenta-se a sestematica adotada para a execução dos ensaios para determinaçao da massa especifica aparente do solo “in situ”, visando uma comparação entre os métodos utilizados na pavimentade estradas para o controle da compactação. Tendo a finalidade de comparar os resultados entre o ensaio com emprego do óleo grosso com o do frasco de areia. Os ensaios foram feitos simultaneamentes em 10 locais diferentes no Campus da Unochapecó. O ensaio de óleo grosso apresentou resultados maiores do que o do frasco de areia, sendo a diferença média entre eles de de 8.70%.
Solo “IN SITU” ISCO (Oxidação química in situ) é uma tecnologia baseada na injeção de oxidantes químicos em meios contaminados (água subterrânea e solo), com o objetivo de destruir o contaminante através de reações químicas e converter a sua massa em compostos inertes encontrados na natureza. Os oxidantes usualmente aplicados neste processo são: peróxido de hidrogênio (H 2 O 2 ), permanganato de potássio (KMnO 4 ), ozônio (O 3 ) e em menor escala o oxigênio dissolvido (OD).
As aplicações mais comuns deste processo vêm sendo baseadas no Reagente de Fenton, onde o peróxido de hidrogênio é aplicado junto a um catalizador,