Resumo
Uma pesquisa mais cuidadosa aponta outras fontes para o que se transformaria no Decreto-Lei nº 5.452 de 1º de maio de 1943. A comissão formada para criar a CLT teria ainda se inspirado, por exemplo, na encíclica Rerum Novarum (Coisas Novas), de 1891 (papa Leão XIII), e no 1º Congresso Brasileiro de Direito Social, realizado em 1941, em São Paulo. A comissão também sofreu influência de outras linhas de pensamento – socialista, comunista, positivista.
Surgida ainda no contexto da Revolução Industrial, a encíclica deixa claro sua oposição às ideias socialistas de igualdade, ao considerar “impossível que na sociedade todos sejam elevados ao mesmo nível”, porque a natureza estabeleceu diferenças “múltiplas e profundas” entre os homens. Defende a propriedade particular e critica as greves, associando-as à desordem. Mas também fala, por exemplo, da necessidade de estabelecer limites no número de horas diárias de trabalho e de uma remuneração mais justa.
Greves
Argumenta: “O trabalho muito prolongado e pesado e uma retribuição mesquinha dão, não poucas vezes, aos operários ocasião de greves”. E julga um grande erro considerar “inimigos” o capital e o trabalho, porque, afinal, um não viveria sem o