Pesquisa Mercadológica
01 – Qual a diferença entre pesquisa exploratória e pesquisa descritiva?
- Pesquisa exploratória – visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva. É apropriada para os primeiros estágios; o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são, geralmente, insuficientes ou inexistentes. É útil quando se tem noção muito vaga do problema; - Pesquisa descritiva – é caracterizada por possuir objetivos bem definidos, procedimentos formais, serem bem estruturadas e dirigidas para a solução de problemas. É agrupada uma série de pesquisa cujos processos apresentem importantes características em comum. Pressupõe profundo conhecimento do problema a ser estudado.
02 – Qual a diferença entre estudos de caso, estudos de campo e levantamento de campo?
- Estudos de caso – é um método de pesquisa exploratória, que tem por objetivo gerar hipóteses e não verificá-las, além de possibilitar a ampliação dos conhecimentos sobre o problema em estudo;
Estudos de campo – se preocupa com o estudo medianamente profundo de algumas situações típicas e menos preocupado com a geração de grandes amostras representativas de uma dada população;
- Levantamentos de campo – é necessário ter dados representativos da população de interesse, tanto em relação ao número de casos incluídos na amostra, quanto à forma de sua inclusão.
A diferença básica está na grande amplitude e pouca profundidade dos levantamentos de campo e na média profundidade e média amplitude dos estudos de campo. Quando a profundidade for grande e a amplitude pequena, o projeto de pesquisa resultante é o estudo de caso.
O estudo de caso faz parte da pesquisa exploratória.
O estudo e levantamento de campo fazem parte da pesquisa descritiva.
03 – Quais os cuidados a serem tomados para a realização de um levantamento de campo?
Existe uma grande preocupação em relação ao levantamento de campo, no