Psicologia
a) da Psicanálise:
Aparelho psíquico: Id, Ego e Superego;
Mecanismos de Defesa.
b) da Gestalt:
Meio geográfico e meio comportamental;
Barreira de contato e distúrbio da barreira de contato.
c) do Behaviorismo:
Condicionamento Operante;
Reforço, punição, evitação (esquiva) e fuga.
d) da Psicologia Cognitiva:
Cogniçào social;
Representação mental e processos cognitivos.
Orientação para resolução das questões 2 e 3.
Utilizem os conceitos solicitados na questão 1 para responder como a Psicanálise, a Gestalt, o Behaviorismo e a Psicologia Cognitiva podem ser utilizadas para compreender e intervir nas situações apresentadas.
2) Um grupo de operadores de tráfego de uma grande cidade apresentou conflitos emocionais relacionados ao trabalho. Para alcançar os objetivos estabelecidos pela gerência, eles eram confrontados com reações de hostilidade de uma parcela da população aos seus trabalhos, como: ameaças, constrangimento, agressões verbais e físicas. Também a dúvida os acompanha. Há um conflito entre o que é certo e o que é errado: se os objetos e as pessoas estão no local onde deveriam estar, se o tempo que ultrapassa a anotação de cartão de estacionamento deve ser tolerado ou não; como uma situação que não está escrita no manual deve ser considerada é algo que tem que ser decidido pelo próprio operador. O excerto a seguir é ilustrativo:
Antes de você autuar o cidadão, você tem que se colocar no lugar dele. Alguma coisa fez com que ele cometesse a autuação. Por exemplo, na frente do hospital você tem que ver que a pessoa pode ter parado para socorrer outra pessoa. Eu já deixei de autuar um carro que tinha dentro o folheto de transplante de uma criança. (situação 1)
Um outro operador, por sua vez, disse:
Na porta de hospital e na frente do cemitério, são os locais mais difíceis de autuar. Eu já autuei um carro de um pai acompanhado da mãe que levou o filho no hospital porque ele quebrou a perna