massa especifica aparente frasco de areia
RELATÓRIO DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECIFICA APARENTE
METODO FRASCO DE AREIA
ALUNO: THIAGO CALDAS DA CUNHA ECV; 362
NOVA IGUAÇU – RIO DE JANEIRO
25/11/2013
INTRODUÇÃO
O método do frasco de areia aplica-se a solos com qualquer tipo de granulação, contendo ou não pedregulhos, que possam ser escavados com ferramentas manuais, e cujos vazios naturais sejam suficientemente pequenos para que a areia usada no ensaio neles não penetre. O material em estudo deve ser suficientemente coeso e firme para que as paredes da cavidade a ser aberta permaneçam estáveis e as operações realizadas não provoquem deformações na cavidade.
FRASCO DE AREIA
No controle da compactação no campo, é regra geral tomar-se um ensaio de laboratório como referência e verificar o que é obtido no campo, com equipamento, comparando estes resultados com os de laboratório, dentro de certas especificações.
a) Controla-se a execução do serviço; controlando o equipamento, o numero de passadas no rolo, a espessura da camada, o teor de umidade e outras condições que se julguem necessárias a uma boa execução do serviço.
b) Controla-se certos parâmetros do solo após compactado, como grau de compactação, índice de compacidade, percentagem de vazios, etc. o ideal no entanto, é que seja feita uma combinação dos dois tipos de controle citados.
As condições de rolamento de uma estrada, durante sua vida de serviço, guarda um estreita relação com a uniformidade de compactação.
Para o corpo dos aterros o grau mínimo de compactação é de 95% e para a camada final é de 100% em relação ao proctor normal, com uma tolerância de - 3% no teor de umidade, comparando com a umidade ótima,deverá ser feita uma determinação da massa específica de campo para cada 1000m³ de solo compactado. Já para acamada final do aterro para cada 200m³ de solo compactado será feita