Franquias
Como implantar uma franquia: O primeiro passo é avaliar se a sua empresa tem estrutura para franquear, ou seja, se possui capacidade de fornecer produtos e know-how para os possíveis franqueados. Além disso, é importante lembrar que não basta ter um negócio para virar franquia, é preciso ter um diferencial, oferecer produtos ou serviços que se destaquem no mercado e despertem o interesse dos investidores.
Em seguida, devemos estruturar os processos para a operação do franqueado e para a transferência de conhecimento. Isto é feito através dos manuais e dos instrumentos jurídicos que vão regulamentar a relação entre o franqueado e o franqueador.
Após isso se deve estruturar e desenvolver programas de formação para a educação de sua rede, tanto para equipe interna, franqueados e equipe das franquias.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens: Possibilidade de abertura de negócio sem necessidade de experiência empresarial no setor, reduz o risco envolvido, em face de utilização de conceito de negócio já experimentado e com sucesso; Benefício e aproveitamento de marca já com notoriedade no mercado;
Escolher uma marca conhecida no mercado de boa reputação auxilia no fato de o franqueador dispor de um cadastro financeiro respeitável levará o franqueado a poder usufruir descontos nos preços, prazos mais longos e pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já tenham sido testados no mercado.
As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são bem maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente.
O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, pois, além do fato de já ter testado seus produtos e marcas no mercado, também já deve ter planejado a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes de seus produtos.
Desvantagens: