Franquia
Esse tipo de negocio pode envolver transferências de marcas, tecnologias, consultorias, know-how, direito a distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos/serviços, entre outras possibilidades.
O franqueado, por sua vez, trabalha a franquia e paga parte de seu faturamento ao franqueador sob a forma de royalties.
Histórico da Franquia
Há relatos de sistemas semelhantes ao das franquias, em meados do século XII em Londres. Mas pode-se afirmar que as franquias surgiram realmente nos Estados Unidos, após a Guerra Civil onde a empresa Singer estabeleceu uma rede de lojas que utilizavam do mesmo nome para que efetuassem as vendas de suas máquinas de costura.
Pode-se dizer que não existe um “criador” do sistema de franquias, mas sim que foi um sistema que foi desenvolvido devido às necessidades do próprio mercado.
O que é uma Franquia
Franchising consiste, basicamente, de um sistema onde há um Franqueador, que é a pessoa criadora da marca/empresa e de um Franqueado, que é a pessoa ou grupo que irá utilizar dessa “criação”, de acordo com normas preestabelecidas em contrato com o Franqueador.
Tipos de franquia
Basicamente existem três tipos de franquia, que são:
Franquia de distribuição: Onde o franqueado distribui um produto fabricado pelo franqueador e se beneficia da prestação de assistência técnica e comercial
Franquia de serviços: O franqueado presta um serviço através de marcas ou nomes comerciais licenciados pelo franqueador e de acordo com diretrizes estipuladas pelo ultimo citado.
Franquia de Indústria: O franqueado é responsável pela fabricação e comercialização do produto e o faz de acordo com normas e procedimentos estabelecidos pelo