Frank Lloyd Wright
Frank Lloyd Wright
08/06/1867 Richland Center, EUA
09/04/1959, Phoenix, EUA
Frank Lloyd Wright nasceu em 8 de junho de 1867 em Richland Center, Winconsin, em uma família de origens galesas. O pai, William Russel Cary Wright, era pastor batista com grande apreço pela música, a mãe, Anna Lloyd Jones, professora atraída pela abordagem pedagógica froebeliana, decidiu desde o inicio que o filho se tornaria arquiteto.
Os lugares e as experiências da infância – os sítios e os vales de Winconsin, as fazendas dos tios maternos – foram decisivos para o amadurecimento de um conceito de habitar a paisagem a natureza que só mais tarde floresceria completamente recompondo-se em uma visão mais geral do mundo e da sociedade.
A relação entre o jovem Wright e a escola não foi feliz: os resultados medíocres da faculdade interromperam a vida universitária depois de apenas dois anos, quando, em 1887, preferindo a aprendizagem à instrução acadêmica, decidiu tentar a sorte como arquiteto em Chicago, naqueles anos centro vital da renovação arquitetônica americana.
Depois de um primeiro momento trabalhando como desenhista para Joseph Lyman Silsbee, idealizador do Shingle Style, Wright conseguiu ingressar no ateliê de arquitetura mais progressista da cidade: o estúdio de Louis Sullivan e Dankmar Adler. Ali permaneceu por cinco anos colaborando, no inicio, com o projeto do Auditorium Building de Chicago, e depois acompanhando como responsável os projetos de construção residencial do estúdio.
Sullivan e Adler “estavam na vanguarda de Chicago. Radicais, trabalhavam com critérios determinados e independentes. Como rivais não havia ninguém além de Burnham e Root [...]. As construções do romântico Richardson e do sensível Root começaram a aparecer, mas os edifícios como a Potter Palmer House na Lake Shore Drive, ainda eram o máximo. A Palmer Home, a Palmer House e a Câmara de comercio representavam a arquitetura em voga da época. Os edifícios de Adler e