Frank Lloyd Wright
Vida e obra:
Frank Lloyd Wright nasceu na pequena cidade agrícola de Richland CenterWisconsin, nos Estados Unidos, em 1867.Filho de uma professora e de um pai músico e pastor, começou a trabalhar para o reitor do departamento de engenharia da universidade de Winsconsin, onde cursou dois sementres de engenharia civil. Foi assistente de projetos do arquiteto Joseph Lyman Silsbee e supervisionou a construção de uma capela. Viveu em Madson dos 11 aos 20 anos, quando foi para Chicago.
Em 1888 conseguiu emprego de projetista na Adler & Sullivan onde trabalhou por seis anos com Louis Sullivan, da Escola de Chicago, um dos pioneiros em arranha-céus. Aos 22 anos, casou-se com Catherine Tobin, com quem teve seis filhos, e construiu uma casa no subúrbio de Chicago, que ficou conhecida como Casa e Estúdio de Frank Lloyd Wright.
Frank Lloyd Wright visitou o Brasil em 1931, com sua companheira Olgivana, com quem se casara em 1928. Permaneceram três semanas no Rio de Janeiro e publicou, em diversos jornais cariocas, artigos em prol da nova arquitetura.
Em 1936, quando os Estados Unidos amargava a grande depressão econômica, Frank Lloyd Wright desenvolveu uma série de casas batizadas por ele de Usonian - abreviação para United State of North America. Com o objetivo de controlar custos, estas casas não possuiam porões, nem sótãos e eram totalmente livres de ornamentos . Frank Lloyd Wright queria implantar um estilo americano, com espírito democrático e que fosse acessível para as "pessoas comuns".
Wright escreveu vinte livros, muitos artigos, era um palestrante popular nos Estados Unidos e Europa e grandemente reconhecido ainda em vida.
A partir de 1943 até a II Guerra Mundial desenvolveu seus trabalhos mais importantes. Ganhou a medalha de ouro pelo Royal Institut of British Architects em 1941 (prêmio similar recebido apenas em 1949 pelo Instituto Americano de Arquitetura). Morreu em 1959 em Phoenix.
Obras:
A Casa da Cascata