francis bacon
O Método científico de Francis Bacon:
Francis Bacon nasceu em Londres em 1561,foi um politico e filosofo e é considerado o fundador da ciência moderna. Desde pequeno a sua educação foi voltada para política. Na política, exerceu posições elevadas e também ganhou fama como orador no parlamento e como advogado, mas em 1621 foi acusado de corrupção, Bacon pagou uma multa e foi proibido de exercer cargos públicos. Bacon foi o primeiro a defender a experimentação como fonte de conhecimento, ele também criou a base do empirismo, ele falava que a razão e o conhecimento não devem depender apenas da fé mas também dos nossos sentidos, porque podemos aprender com aquilo que tivermos experimentado. Assim o conhecimento era separado em dois: o conhecimento sobre Deus deveria continuar sendo a fé, mas o caminho do mundo terreno, deveria ser o mundo dos sentidos.
Francis Bacon defendia o empirismo, que enfatizava o papel dos sentidos e da experiência sensível e discorda das ideias inatas. Na ciência, o empirismo defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou da fé.No processo do conhecimento,ele ficou conhecido como um severo critico da filosofia medieval pois ele considera essa filosofia desinteressada, também,critica a obra aristotélica, porque considera a dedução inadequada para o progresso da ciência, assim ele cria o método da indução, como método mais eficiente de descoberta. Bacon criticava tanto o conhecimento que não fosse proveniente dos sentidos quanto os empiristas de épocas anteriores. Para ele, o método utilizado por empiristas anteriores não era sistemático: embora recolhessem dados da experiência, essas informações eram "capturadas" ao acaso, sem o auxílio de um método rigoroso.
Era necessário, portanto, um método que classificasse as várias experiências no sentido de dar ao homem uma ciência útil, em oposição ao conhecimento científico medieval. A partir das sensações, a