Frame Relay
Sua taxa de transmissão pode chegar até 45Mbps e transmite o principal protocolo de rede (TCP/IP), ela oferece transferência bidirecional dos pacotes preservando a ordem de entrega. Porém, não oferece garantia de entrega do pacote, que em caso de congestionamento na rede poderá ser descartado.
O Frame-Relay utiliza dois planos, o primeiro de controle cria e finaliza todas as conexões lógicas, e o segundo plano é o de usuário que é responsável pela transferência de dados entre os usuários, fornecendo todos os serviços fim-a-fim. Para que a transferência de dados entre usuários finais se concretize com sucesso, o Frame-Relay utiliza as principais funções do protocolo Q.922:
• Sincronismo, transparência e delimitação de quadros;
• Detecção de erros de congestionamento;
• Multiplexação e desmutiplexação de frames usando o campo de endereço;
• Funções de controle de congestionamento.
O frame-relay trabalha nas camadas 1,2 e 3 do Modelo OSI
Cada canal virtual no Frame Relay é conhecido como DLCI (Data LinkConnection Identifier). O tipo de conexão mais utilizado em redes Frame Relay é o PVC (Permanent Virtual Circuit), onde a conexão fica permanentemente aberta, e é estabelecida pela operadora, mas há permissão do protocolo para conexões utilizando o método por chamada SVC ( Switched Virtual Circuit).
Os links Frame Relay são oferecidos com uma taxa de transmissão garantida chamada de CIR (Commited Information Rate) e um subsídio de largura de banda conhecido como EIR (Extended Information Rate) esse tipo de largura de banda é compartilhado com outras conexões