Frame relay
Circuitos Virtuais A transmissão é feita sobre circuitos virtuais. Os circuitos virtuais são comutados (SVC – Switched Virtual Circuit) ou Permanentes (PVC – Permanent Virtual Circuit). Os PVC são pré-determinados pelo gestor da rede e ficam desse modo dedicados a comunicação ponto a ponto entre dois locais conhecidos. Os SVC são estabelecidos conforme a necessidade comunicativa dos utilizadores.
Vantagens
O Frame Relay é uma alternativa à utilização de linhas alugadas e de ligações X.25 que interligam redes locais a bridges e routers. • Os circuitos virtuais apenas utilizam a largura de banda atribuída quando há dados para transmitir. Há assim uma multiplexagem temporal com a existência de diversos circuitos virtuais sobre a mesma linha de transmissão. Num determinado momento, um circuito virtual pode utilizar toda a largura de banda existente e funcionar ao ritmo de transmissão máximo. • Dados que os protocolos de correcção de erro funcionam nos pontos terminais, e pelo facto da tecnologia assegurar linhas de comunicação fiáveis (principalmente entre o equipamento utilizador e o Frame Relay), o Frame Relay pode eliminar tramas com erro e deste modo não ocupar o destinatário com o tratamento de uma trama que à partida se sabe q está errada.
Estrutura
O Frame Relay foi desenvolvido como uma norma pelo ANSI e CCITT (ITU) simultaneamente. A especificação do LMI (Link Management Interface) foi incorporada no ANSI. A estrutura baseia-se no protocolo LAPD do HDLC. O cabeçalho foi alterado para