Fracionamento de medicamentos antineoplásicos
INDTRODUÇÃO
Os antineoplásicos são agentes químicos usados no tratamento do câncer para inibir o crescimento celular, atuando sobre as moléculas que controlam a divisão e o desenvolvimento das células. O grupo farmacológico dos antineoplásicos inclui vários agentes que atuam por mecanismos complexos, através de interações destes com o ácido desoxirribonucléico, ácido ribonucléico e proteínas. Sabe-se, no entanto que os antineoplásicos atuam de forma semelhantes a radiação ionizantes, eles destroem diretamente as células cancerosas, porém impedem e/ ou diminuem a habilidade de replicação do DNA, não possuindo ação seletiva sobre o tecidos neoplásicos, e apresentando efeitos cumulativos. Os efeitos antineoplásicos são dependentes da ação citotóxica, afetando indistintamente tanto as células normais quanto as células alteradas.
A eficácia dos fármacos antineoplásicos é alcançada mediante o seu potencial citotóxico. Isto significa que pequenas variações nas doses podem gerar graves danos ao paciente e se forem preparadas doses do que as prescritas poderão não produzir o efeito esperado e se as doses forem ligeiramente maiores poderão gerar um quadro de toxicidade, que pode ser fatal.
OBJETIVO
O objetivo é apresentar o método padronizado para fracionamento de medicamentos antineoplásicos para dispensação hospitalar e ambulatorial direcionada a pacientes oncológicos, onde os envolvidos no processamento destes medicamentos devem seguir rigorosamente as técnicas de boas práticas de dispensação e assim reduzindo os erros durante a manipulação e a auto contaminação.
MÉTODO
A central de manipulação de antineoplásicos é um setor onde são realizadas todas as atividades envolvendo a operação farmacêutica de preparo das soluções parenterais destinadas ao tratamento do câncer. As soluções são manipuladas de acordo com as prescrições médicas destinadas a cada paciente, de forma individual e personalizada.
• As