Fracasso escolar
O da Escola, com todas as adversidades que envolvem ocorram esta as instituição, coisas não como deveriam e fracasso escolar não tem uma única causa, mas um conjunto de fatores que concorrem para que tal situação ocorra. Tão importante quanto resolver este problema é a conscientização de que é uma situação real, atual e que desestrutura toda e qualquer política pública que tenha conexão com o sistema educacional. É evidente que não se pode atribuir ao caos em que se encontra a sociedade nas suas relações com a Escola aos profissionais que atuam dentro destas instituições, mas, sim, a toda uma estrutura educacional “desalicerçada”de políticas públicas de estado alinhadas aos interesses e necessidades da Escola.
È natural que dentro isto tem que ser também objeto de análise e reflexão e Educacionais, Pedagogos, Psicopedagogos que, embora existentes, não são utilizados. Os professores deverão ter a disponibilidade de uma educação continuada para Educacionais, Pedagogos, Psicopedagogos que, embora existentes, não são utilizados. Os professores deverão ter a disponibilidade de uma educação continuada para que possam acompanhar os avanços pedagógicos e tirar proveito destes avanços para qualificarem os resultados em sala de aula.
É urgente que haja qualificação ternamente, nas escolas, será necessária uma gestão diferente da que atualmente ocorre. Profissionais certos e qualificados no lugar certo: professores protegidos para realizarem seu trabalho como educadores; os conflitos dos alunos no ambiente extra escola equacionados e atendidos por profissionais de fora da escola, como psicólogos, assistentes sociais e outros e os que ocorrem no ambiente escolar, independentemente da sua origem, atendidos pelos Orientadores Educacionais, Pedagogos que embora existentes, não são