Artigo cientifico sobre microbiologia na área de nutrição
NUTRIÇÃO – 1º SEMESTRE
Vitória da Conquista - BA
2011
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com objetivo de relatar sobre os efeitos da Talidomida que é um medicamento prejudicial a gestantes. E sobre as seguintes doenças: Osteogênesis Imperfecta que é uma desordem hereditária do tecido conjuntivo que resulta em fragilidade óssea. O Príon Proteína que causa vários tipos de doenças. A anemia Falciforme que é uma doença hereditária que afeta os glóbulos vermelhos do sangue. Diabete melito que é uma síndrome, e não apenas uma doença, pois representa uma somatória de várias patologias tendo em comum à hiperglicemia. A galactosemia que é um erro metabólico hereditário. E sobre as consequências que a intolerância a lactose pode causas na saúde de um indivíduo.
A Talidomida é um medicamento perigoso, responsável pela deformação de fetos. A droga foi desenvolvida em um laboratório alemão e lançada no mercado consumidor no final da década de 50. Considerada como calmante e ansiolítico, a Talidomida foi usada por gestantes para controlar as constantes náuseas e a tensão, típicas dos primeiros meses de gravidez.
A ação da Talidomida na gravidez inibe o desenvolvimento normal do feto. A incidência maior do medicamento recai sobre os membros superiores (53% dos casos). O atrofiamento, tanto de membros superiores quanto de inferiores, representa 25% do total de deficiências, enquanto a surdez responde por 11%. Os outros 11% restantes dividem-se em casos mais raros como cegueira, atrofia apenas dos membros inferiores, má formação da estrutura vertebral e do tubo digestivo.
Essas deformidades caracterizam-se por defeitos no desenvolvimento dos ossos longos dos membros superiores e inferiores. Contudo, a talidomida também está associada a problemas, anomalias genitais, neuropatias periféricas e defeitos nos órgãos internos, particularmente nos rins, pulmões, intestino e coração.
Segundo o endocrinologista Francisco Maia, de