fracasso escolar
CURSO DE PEDAGOGIA
DANIELA FERRAZ RGM 6252
FABIANA PEREIRA RGM 6219
MARISA VICTORINO RGM 6486
FRACASSO ESCOLAR
SUZANO – SP
2013
DANIELA FERRAZ RGM 6252
FABIANA PEREIRA RGM 6219
MARISA VICTORINO RGM 6486
O QUE TEM LEVADO OS ALUNOS DO CICLO I A CHEGAREM AO FRACASSO ESCOLAR
Artigo sobre o Fracasso Escolar para obtenção parcial de nota na disciplina Seminários Temáticos Integradores II, sob orientação do Professor Jairo José Matozinho Cubas.
SUZANO – SP
2013
FRACASSO ESCOLAR
1. De quem é a culpa?
O Fracasso escolar tem sido apresentado como um dos grandes problemas do nosso Sistema Educacional Brasileiro. Para se livrar da responsabilidade deste fracasso, busca-se então um culpado, alguém para assumir esse erro. Portanto, percebesse uma problematização, no qual uns dizem que a culpa é do aluno, outros que é da família, professores ou classe social, alguns dizem que a culpa é do nosso sistema econômico, politico e social.
Este artigo vem então debater as causas desse fracasso, onde segundo Angelucci (2004), o fracasso escolar é atribuído a quatro fatores. O primeiro é ao fator psíquico, o segundo aos fatores técnicos, terceiro aos fatores institucionais e por fim, o quarto é ao fator político.
1.1 O fator psíquico
Angelucci (2004), diz que o fracasso escolar pode ser entendido como um problema psíquico no qual se atribui a fatores emocionais e cognitivos a dificuldade por parte do aluno que tem que se ajustar a escola ou as características do ambiente escolar. Nesse caso, o aluno é tido como único responsável pelo seu não aprendizado e a escola é vista como um ambiente ideal de aprendizagem, onde o aluno encontra tudo o que precisa para seu desenvolvimento potencial.
Porém, Raquel Diaz Degenszajn, Deborah Patah Roz e Lucimeire Kotsubo, (2001), psicólogas do Serviço de Psiquiatria e Psicologia do Instituto da