Administração
Para as questões de 1 a 4 responda com base no texto abaixo.
“O medo está presente nas situações de trabalho, implicando riscos para a integridade física (acidentes do trabalho, doenças profissionais) como na construção de obras públicas, na produção química, nas minas, na produção nuclear, etc. Mas, hoje em dia, o medo abrange também as pessoas envolvidas nas atividades de serviços, como as enfermeiras, os trabalhadores ou assistentes sociais, os caixas de supermercado, os condutores de ônibus, os agentes de segurança social e de locações familiares, dos correios, dos impostos, dos bancos etc., que são vítimas da violência dos clientes, dos usuários, dos jovens, dos estudantes, no próprio exercício de suas funções profissionais. Enfim, outros, que são mais bem protegidos contra as agressões físicas, têm medo, hoje em dia, de não atingir os objetivos de rentabilidade que lhes são impostos. Se as sanções em caso de insuficiência se traduzem pela demissão, compreende-se que o medo tenha lugar no trabalho ordinário.“
1. Para se defender do sentimento de frustração o indivíduo pode lançar mão de mecanismos de defesa, como por exemplo, os sociólogos que dizem a respeito a:
a) A satisfação que é obtida mediante o uso de drogas e abuso de álcool e fumo.
b) As compensações no meio social, como por exemplo, o consumismo exagerado.
c) A utilização excessiva de tecnologia, como internet, TV, etc.
d) A utilização de atividades de lazer como fuga das obrigações profissionais.
e) A satisfação obtida com a utilização de alimentação excessiva.
2. Além dos mecanismos de defesa, o sofrimento causado tanto pelo medo ou pela frustração, fará com que cada indivíduo escolha uma via específica para descarregar a tensão ocasionada por esse sentimento. Nesse sentido é correto afirmar que dentre as vias preferenciais de cada indivíduo podemos encontrar:
I – Psíquica
II – Motora
III – Visceral
IV –