Foucault
Reflexões acerca do cuidado de si de Michael Foucault
UNIVERSIDADE CATÓTICA DOM BOSCO (UCDB)
MESTRADO EM PSICOLOGIA
CAMPO GRANDE – MS
2011
DIEGO ALEXANDRE ROZENDO DA SILVA
Reflexões acerca do cuidado de si de Michael Foucault
Trabalho apresentado a disciplina de Psicologia da Saúde do Mestrado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco, para fins de obtenção final de conceito na referida disciplina aos cuidados da Profª Dr.ª Anita Guazzelli Bernardes.
UNIVERSIDADE CATÓTICA DOM BOSCO (UCDB)
MESTRADO EM PSICOLOGIA
CAMPO GRANDE – MS
2011
RESUMO
Em suas últimas obras, Michel Foucault passa a exercitar toda uma analítica até então pouco explicitada na sua trajetória acadêmica. Isso porque História da Sexualidade II e História da Sexualidade III, trazem como elementos fundamentais de discussão, a noção do que é o sujeito do desejo e de como este se afirmara senhor de si em diferentes período históricos. De qualquer maneira na antiguidade, havia todo um modo de problematização pautado numa estilística da existência correspondido a toda uma maneira do sujeito ser e estar no mundo, a partir de um processo criativo e próprio, ao passo que na contemporaneidade, cada vez mais o sujeito é atravessado pelas estratégias de saber – poder.
INtrodução
No inicio das reflexões entram em destaque as relações subjetividade/verdade de uma maneira mais geral, colocando-as na dimensão histórica e, sobretudo, mostrar que, com a evolução, o cuidado de si tornou-se um verdadeiro fenômeno cultural como princípio de toda conduta racional, em toda forma de vida ativa que queria obedecer ao princípio da racionalidade moral. Que são apresentados inicialmente por Foucault na experiência Grega Antiga entre os séculos IV e II AC, e