Fototransistor
Fotodiodos e Fototransistores
Uilian Lucas de Souza, Thiago Ramos Pereira
Resumo – Este documento aborda a o funcionamento e as aplicações dos fotodiodos e fototransistores no campo da engenharia elétrica.
Palavras-chave – Fotodiodo, Fototransistor, Fotosensor,
Optoeletrônica, Semicondutor.
I. INTRODUÇÃO
Esse artigo tem por objetivo mostrar de uma maneira descomplicada o funcionamento e a constituição física dos fotodiodos e fototransistores, tais como suas utilidades no campo da engenharia elétrica.
As fontes de energia luminosa possuem características não encontradas em outras fontes de energia. Esta energia, transmitida na forma de fótons, é diretamente relacionada com a freqüência da onda de luz emitida. A optoeletrônica é uma tecnologia que associa a óptica com a eletrônica, baseados na reação da junção pn dos semicondutores.
Vamos começar pelo fotodiodo, que possui apenas uma junção pn e em seguida progrediremos para o fototransistor.
e de queda (parâmetros de mudança de estado) são da ordem de nanossegundos, o dispositivo pode ser usado na aplicação de contagem ou comutação de alta velocidade. O germânio é mais adequado para luz incidente na região infravermelha, já que abrange um espectro mais amplo de comprimentos de onda do que o silício, apesar de sua corrente negra ser maior. O nível de corrente gerada pela luz incidente sobre um fotodiodo não é suficiente para que ele possa ser usado em um controle direto, sendo necessário para isto que haja um estágio de amplificação.
III. CARACTERÍSCA I x V
Existem duas maneiras de operar um fotodiodo. Ele pode funcionar como uma célula fotovoltaica (a incidência de luz gera tensão) ou como uma célula fotocondutiva (a incidência de luz gera corrente). A figura 2 mostra o gráfico das características dos fotodiodos.
II. O FOTODIODO
O fotodiodo é um diodo de junção construído de forma especial, de modo a possibilitar a utilização da luz como fator determinante no