Artigo sobre sensores
Bruna Oliveira Freitas
Faculdade Integrada do Noroeste de Minas
Resumo - O foco desse trabalho será o estudo do princípio de funcionamento, vantagens e desvantagens do sensor óptico de barreira que possui como característica importante a detecção de objetos metálicos ou não metálicos, que interrompem seu feixe de luz.
Palavra-Chave: Fototransistor, fotodiodo.
ABSTRACT -. ABSTRACT - The focus of this work is to study the working principle, advantages and disadvantages of optical sensor barrier that has a characteristic important to detect metallic or non-metallic objects that interrupt your light beam.
Keyword: Phototransistor, photodiode.
INTRODUÇÃO
Em tempo passados os processos de controle eram manuais, atualmente com os constantes avanços tecnológicos há uma automatização de todo processo de produção. Na indústria moderna esse avanço aconteceu com a substituição de trabalhos manuais por processos automatizados utilizando sensores como uma ferramenta indispensável.
Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra usada nestas fábricas era, na maioria, formada por imigrantes italianos.
Durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a indústria brasileira ganhou um grande impulso. Vargas teve como objetivo principal efetivar a industrialização do país, privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência externa. Com leis voltadas para a regulamentação do mercado de trabalho, medidas protecionistas e investimentos em infra-estrutura, a indústria nacional cresceu significativamente nas décadas de 1930-40. Porém, este desenvolvimento continuou restrito aos grandes centros urbanos