Eletronica
A optoeletrônica ou optoeletrónica é o estudo e aplicação de aparelhos eletrônicos que fornecem, detectam e controlam luz, normalmente considerada um sub-campo da fotônica. Nesse contexto, luz frequentemente inclui formas invisíveis de radiação como raios gama, raios-X, ultravioleta e infra-vermelho, em adição à luz visível. Aparelhos optoeletrônicos são transdutores elétrico para ótico ou ótico para elétrico, ou instrumentos que usam tais aparelhos em sua operação. Eletro-óptica é frequentemente usada incorretamente como sinônimo, mas é, de fato, um braço mais abrangente da física que lida com todas interações entre luz e campos elétricos, quer eles formem ou não parte de um aparelho eletrônico.
A optoeletrônica é baseada em efeitos quânticos da luz em materiais semicondutores, às vezes na presença de campos elétricos.
Efeitos fotoelétricos ou fotovoltaicos, usados em: fotodiodos (incluindo células solares) fototransistores fotomultiplicadores elementos de circuitos óticos integrados
Fotocondutividade, usada em: fotorresistores CCDs (dispositivo de carga acoplado)
Emissão estimulada, usada em: laser díodo laser de cascata quântica
Efeito Lossev, ou emissão espontânea, usada em:
LEDs (diodo emissor de luz)
LDR
LDR - Resistor Dependente de Luz ou Fotoresistência é um componente eletrónico passivo do tipo resistor variável, mais especificamente, é um resistor cuja resistência varia conforme a intensidade da luz (iluminamento) que incide sobre ele. Tipicamente, à medida que a intensidade da luz aumenta, a sua resistência diminui.
O LDR é construído a partir de material semicondutor com elevada resistência elétrica. Quando a luz que incide sobre o semicondutor tem uma frequência suficiente, os fotões que incidem sobre o semicondutor libertam eletrões para a banda condutora que irão melhorar a sua condutividade e assim diminuir a resistência.
Um multímetro pode ser usado para encontrar a resistência na