Fotossíntese
Reagentes: CO2, H2O, Luz solar.
Produtos: Carboidratos, açucares, O2.
Usa o carbono do CO2 para a produção de matéria orgânica, usa como energia a luz solar, ocorre no cloroplasto.
Fase Clara (depende de luz e água): Na fase clara ocorre a obtenção de H2O, a fase clara usa a energia da luz solar para produzir ATP (esse ATP vai ser usado na fase escura). O O2 liberado pela fase clara vem do H2O. Ocorre nos tilacoides do cloroplasto. A clorofila é a responsável pela absorção da luz. Produtos: ATP, NADPH e O2.
Fotólise da água: Fase em que ocorrem reações fotoquímicas, sendo energia luminosa, captada pelos pigmentos fotossintéticos, transformada em energia química, e verificando se a dissociação da água e do hidrogênio. O hidrogênio libertado na fotólise da água, vai reduzir uma molécula transportadora, o NADP+, que se transforma em NADPH.
Fosforilação Cíclica: Forma de fosforilação que implica o transporte cíclico de elétrons. Os elétrons emitidos pela clorofila A por ação da luz para a clorofila A via cadeia de transporte de elétrons, permitindo a fotofosrilação de ADP. Desta maneira, as cargas elétricas positivas geradas na estrutura das moléculas de clorofila A pela perda de elétrons são anuladas e a energia de excitação dos elétrons é transformada na energia química do ATP. A fotofosforilação química exige apenas o funcionamento do fotossitema 1.
Fotofosforilação acíclica: Forma de fosforilação em que a formação do ADP esta ligada ao transporte de elétrons da água ao NADP+ ou ao oxigênio, simultâneo com a síntese de ATP e a redução do NADP+ ou oxigênio. A fotofosforilação acíclica depende do funcionamento do conjunto dos fotossistemas 1 e 2, ligados em série.
Fase escura (ocorre durante o dia, mas não depende da luz solar, necessita dos produtos da fase clara para acontecer): Na fase escura se obtém o CO2, o NADPH, da fase clara, vai ser a força redutora da fase escura, o ATP, da fase clara, vai ser a fonte de energia da fase escura. A