Fotoresistores
Fotoresistor, também chamado LDR (do inglês Light Dependent Resistor), em português Resistor Dependente de Luz, em português), célula fotocondutora, ou fotocélula, que não deve ser confundida com a célula fotovoltaica, é um tipo de sensor resistivo cuja resistência diminui de acordo com o nível de luz que incide sobre ele. Sensores de iluminação e detectores de luz são largamente utilizados no meio industrial, e fotoresistores proporcionam uma alternativa relativamente barata comparado aos demais transdutores fotoelétricos. Por isso, são largamente utilizados em certos tipos de aplicações.
Princípio de Funcionamento
LDR’s são feitos de material semicondutor, assim como fotodiodos e fototransistores. Contudo, funcionam com base num efeito de volume, ao invés de um efeito de junção, como no caso dos últimos. Ou seja, a luz incidindo sobre o bloco de material semicondutor em si proporciona o efeito de fotocondutividade elétrica.
Efeito de Fotocondução
Todo material semicondutor apresenta seus elétrons na banda de valência de seus átomos, e não na banda de condução, como no caso dos metais. Portanto, tais elétrons precisam de uma quantidade de energia maior para se desprenderem de seus átomos. Isso faz de semicondutores elementos de elevada resistividade em seu estado natural puro.
Há dois tipos básicos de fotoresistores: intrínseco e extrínseco.
Ao incidir luz sobre um material semicondutor, excita-se os elétrons na banda de valência dos átomos, proporcionando energia suficiente para leva-los à banda de condução, tornando-os cargas livres para condução de corrente elétrica. Fotoresistores intrínsecos são feitos dessa forma.
Pode-se diminuir a quantidade de energia necessária para levar elétrons do material à banda de condução por meio da inserção de impurezas no material cujos níveis de energia de seus átomos estejam mais próximos da banda de condução, ou seja, dopando o material semicondutor. Desse modo, fótons de mais baixa energia,