Projetando um Luxímetro
Palavras-chaves — Luxímetro, LDR, Condicionamento de Sinais.
I.INTRODUÇÃO
NeSTE trabalho é apresentado um luxímetro, instrumento de medição de luminância composto de um sensor de luz – LDR – e um condicionador de sinais, formado por um microcontrolador (PIC16F877A), para aquisição de sinais, linearização e leitura da luminosidade presente em um ambiente.
II.OBJETIVOS
O presente trabalho objetiva o desenvolvimento e análise de respostas de um luxímetro, através de componentes como sensor, microcontrolador, regulador de tensão entre outros. Para alcançar o objetivo é necessário o estudo do sensor LDR e do circuito de condicionamento de sinais que formam o projeto do luxímetro. Este trabalho é desenvolvido por meio de simulações no PROTEUS e suas respostas serão analisadas de acordo com os parâmetros calculados teoricamente.
II. METODOLOGIA
- Luxímetro
É um equipamento destinado a efetuar medições de iluminância – em ambientes com iluminação natural ou artificial – em lux (lx) ou lúmens por metro quadrado (lm/m2).
Iluminância é a relação entre a quantidade de fluxo luminoso (lúmen) que atinge determinada superfície pela sua área. A iluminância lida pelo luxímetro é diretamente proporcional à intensidade luminosa emitida pela fonte de luz e inversamente proporcional ao quadrado da distância que ele se encontra desta.
O luxímetro deve consistir de um sensor fotométrico para medição de luz visível, com um filtro de correção óptica, com tratamento do sinal – linearização ou amplificação com visor digital.
Deverá apresentar boa qualidade quanto a resposta espectral, sensibilidade a temperatura, resposta ao efeito cosseno, linearidade e acurácia conforme referências normativas vigentes e devem ser consideradas aplicáveis as últimas revisões das normas.
A qualidade dos luxímetros pode ser determinada através dos seguintes fatores:
Resposta espectral: O sensor deve estar corrigido para