Resistores e suas aplicações
aluno
Gabriel Quintanilha de Oliveira Leite (1211238GPRO)
Sumári
I. Introdução 3
II. Tipos de resistores 3
Resistores fixos 3
Definição: 3
A) Tipos de resistores fixos, suas aplicações e construção 4
B) Resistores Variáveis 8
C) Outros tipos de resistores e algumas aplicações 8
Resistores ajustáveis 11
A) Tipos de resistores ajustáveis, suas aplicações e construção 12
B) Características dos resistores ajustáveis 13
III. Conclusão 14
IV. Bibliografia 15
I. Introdução
Um resistor é um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule) e limitar a quantidade de corrente elétrica em um circuito, ou seja, oferecer resistência à passagem de elétrons, logo suas aplicações principais são a geração de calor, limitação da corrente elétrica e produção de queda de tensão. Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável. Quando os resistores apresentam resistência variável passam a ser chamados de potenciômetros ou reostatos. Encontramos resistores mais comumente nos chuveiros elétricos, nos filamentos das lâmpadas incandescentes, em aparelhos eletrônicos, etc.
II. Tipos de resistores
Resistores fixos
Definição:
É o tipo de resistor mais comum, geralmente são mais baratos (resistores de carbono) e não são muito precisos. Possuem um erro de 5% no seu valor, para mais ou para menos.
A) TIPOS de resistores fixos, suas aplicações e construção Resistor de composição de carbono: É composto por uma mistura de carbono e ligas aplicadas como uma capa em um tubo de vidro ou moldada em uma estrutura densa. Resistores de composição de carbono têm altas tolerâncias típicas de (+ ou -) 10% a 20%. Uma vantagem, porém, é que eles são mais adequadas para aplicações que envolvam grandes impulsos de tensão, pois têm maior isolação.