Trabalhos
Existem muitas consequências do consumismo, a maior parte delas são negativas, pois na sociedade dos dias de hoje as pessoas compram bem materiais, em geral supérfluos.
Uma das grandes consequências do consumismo é o facto de prejudicar a natureza, como o número de compradores em todo o mundo é cada vez maior, as fábricas têm de produzir cada vez mais, poluindo muito.
A grande taxa de consumismo leva também a que se gere mais lixo, o que prejudica gravemente o ambiente, porque a maioria dos lixões e aterros sanitários no mundo estão saturados ou muito próximos do seu limite.
Por tudo isto, o nosso meio ambiente e todos os seres vivos, sofrem uma grande consequência, a alteração global do clima, que vai fazer com que haja uma perda de biodiversidade, por outras palavras, a diminuição do número de espécies e isso iria causar um grande desequilíbrio ambiental, sem contar com a perda de ecossistemas estáveis existentes.
Para além do facto de poluir muito, para se fabricar grandes quantidades de bens é necessário extrair muita matéria-prima á natureza, onde a maior parte das vezes consumimos mais rapidamente do que a natureza pode produzi-los, podendo extinguir-se.
Além disso, os países em desenvolvimento são os que mais sofrem com o grande consumismo pela parte dos países desenvolvidos, porque estes têm de atender á vontade dos mais desenvolvidos, para isso, crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal, começam a trabalhar em fábricas, onde trabalham bastantes horas por dia e são muito mal pagas.
Todos estes actos, muitos deles inconscientemente desencadeados pela população podem comprometer a vida de gerações futuras.
Contudo, nem tudo é mau, o consumismo também tem aspectos positivos, criaram-se mais postos de emprego, e o desenvolvimento economicamente dos pais aumentou na medida em que as pessoas consomem mais.
Mas também é importante perceber que mesmo que o país se desenvolva por causa do consumismo, isso faz com que