Resenha: Quero franquear minha marca
Tema: Expansão de Franquias em Pequenas e Micro Empresas
Aluna: Eduarda Nathaly da Fonseca Borré
Referência Publicação:
MEDEIROS, Luisa. Mundo do Marketing: Quero franquear a minha marca. Como fazer? São Paulo, Fev, 2013. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2014.
O artigo mostra os principais passos para quem quer expandir sua marca em franquias. Dentre os tópicos, são citados o know how, que mostra a importância do franqueador conhecer a marca, desde os custos ao retorno, para que passe informações claras; mostra a importância do franqueado para a marca e alerta que este precisa ser ouvido, mas suas opiniões não podem ir contra a identidade da empresa; além disso, ressalta a importância que a comunicação tem para um crescimento de sucesso.
As franquias apresentam perspectivas positivas, por ser uma maneira rápida de expansão e divulgação de marca. Para entrar neste mercado, porém, depende de estudos detalhados evitando que os planos de crescimento frustrem os envolvidos no processo. É necessário entender o momento do mercado, conhecer a região onde pretende se desenvolver, definir os custos necessários para replicar seu negócio e encontrar o perfil certo de franqueado. Oferecer um diferencial para os consumidores é de suma importância para o sucesso da franquia. A empresa precisa entregar ao franqueado o passo a passo para a execução do projeto e a transparência das informações constrói a confiança de quem está investindo em uma marca que não é sua. Este, por sua vez, quer ser ouvido, afinal, faz um investimento, muitas vezes alto, e quer participar dando sugestões para a marca. O relacionamento com o entre as partes é de extrema importância para o sucesso da franquia mas as alterações precisam ser avaliadas com cuidado, para que o padrão da franquia não seja alterado. Para que uma marca conquiste o seu público-alvo, seu crescimento deve ser acompanhado de um projeto de comunicação, o que pode exigir um investimento alto. Os