eletricidade cc
A.1) Foto diodo
→ São dispositivos eletrônicos feitos de um material semicondutor (normalmente de silício). Eles possuem uma junção semicondutora, que tem a propriedade de variar a sua resistência elétrica em função da intensidade da luz (número de fótons) nela incidente.
São normalmente usados na leitura de códigos de barra(pela sua rapidez de resposta) e para acionar alguns dispositivos eletro-eletrônicos (controles-remotos, alarmes, trancas elétricas, portas elétricas, ... ).
Com a ausência de luz e reversamente polarizado (ligado ao contrário dos diodos comuns), o fotodiodo não conduz corrente elétrica (resistência elétrica "infinita").
Se incidirmos luz na junção semicondutora do fotodiodo, a sua resistência elétrica diminui muito, havendo condução intensa de corrente elétrica (até alguns miliampères, o suficiente para acionar as portas digitais da placa de som de um PC).
A.2) Fotoresistor
→ São dispositivos fotoelétricos que variam muito a sua resistência elétrica com a variação da intensidade da luz nele incidente (de dezenas de ohms até milhões de ohms).
São muito sensíveis, embora sejam considerados "lentos" em comparação aos fotodiodos, pois não conseguem detectar o "piscar" das lâmpadas fluorescentes.
São também conhecidos como LDR (Light Dependent Resistor), fotocélula, célula fotocondutora, ou ainda, dispositivo do "olho eletrônico".
O fotorresistor é composto de uma cápsula plástica onde existe uma lâmina de Sulfeto de Cádmio (que é a substância sensível à luz).
Os fotoresistores não são eletricamente polarizados, e, não suportam a passagem de grandes correntes elétricas.
São usados para acionar, dispositivos eletro-eletrônicos como alarmes, trancas elétricas, portas, circuitos eletrônicos de partida.
A.3) Microfones
→ O primeiro microfone: era um diafragma de metal preso a uma agulha e esta agulha riscava um padrão sobre um pedaço de folha metálica. As diferenças de pressão no