Fotoproteção
Questão 1
Explique os tipos de radiação solar e suas características.
Resposta:
UVA: é mais longa, atingem áreas mais profundas da pele, causam manchas, câncer e fotoenvelhecimento, é intenso durante o ano todo, mais de 95% da radiação UV que chega á terra, lesão indireta (Radicais Livres). UVA1 passa pelo vidro, pela água, enquanto a UVA2 depende da profundidade.
UVB é mais curta, penetram menos na pele, incidência é maior no verão em grandes altitudes e em locais próximos á linha do Equador, incidência maior das 10 horas ás 16 horas, causa eritema solar e câncer de pele, passa pela camada de ozônio, não ultrapassa o vidro, tem alta energia e a lesão é direta.
UVC tem ondas curtas, é mais energética, mais perigoso e é bloqueado pela camada de ozônio.
Visível e IR são ondas mais longas e menos energéticas, lesão indireta (radicais livres).
Questão 2
Explique os principais parâmetros utilizados para determinação de eficácia de produtos fotoprotetores.
Resposta:
O fator de proteção solar pode ser definido pelo cálculo entre a dose eritematosa mínima (DEM) da pele protegida, aplicada na quantidade de 2mg/cm2, e a dose eritematosa mínima da pele não protegida. FPS é uma relação entre a menor quantidade de raios UV que torna a pele protegida levemente avermelhada e a quantidade de radiação necessária para produzir vermelhidão intensa em pele desprotegida. Para determinação do valor de FPS, um grupo de 10 a 20 voluntários de fototipos I a II (classificação de Fitzpatrick) são selecionados e submetidos a doses progressivas de radiação ultravioleta, emitidos por uma fonte artificial de luz. FPS avalia apenas a proteção UVB, é ineficaz quando analisado isoladamente.
O PPD (Persistent Pigment Darkining) realizado como um teste para determinação do fator de proteção UVA de um filtro solar é um dosímetro de radiação UVA que penetra na pele. É um método in vivo, mede a dose de UVA necessária para produzir uma mínima pigmentação