fotoproteção
UNIDADE CURRICULAR: PROTOCOLOS DE LIMPEZA DE PELE FACIAL
ALUNA: ANDRESSA STEFANY DO CARMO ESTEVES
PROF.: CAROLINA RANGEL
FOTOPROTEÇÃO
Copacabana
2014
A IMPORTACIA DA FOTOPROTEÇÃO
Dentre todos os agentes ambientais, certamente o Sol, e suas radiações, é o que tem maior importância para a pele, produzindo efeitos benéfico e, principalmente, efeitos maléficos no desenvolvimento da pele como o câncer cutâneo, a queimadura solar, o envelhecimento da pele e inúmeras outras doenças, denominadas fotodermatoses. Dentro desse contexto, a fotoproteção certamente tem papel central. Fotoproteção pode ser entendido como conjunto de medidas direcionadas a reduzir a exposição ao sol e a prevenir o desenvolvimento do dano aclinico agudo e crônico. (ANAIS DE DERMATOLOGIA, (2004).
Não é só no verão que devemos nos preocupar com o sol, o clima quente de outras estações também prejudicam a nossa pele, porque o sol direta ou indiretamente sem protetor solar causa o envelhecimento cutâneo precocemente. O mercado de consumo disponibiliza diversos meios de proteção tópica contra os raios solares e antiinvelhecimeto. Os fotoprotetores são a melhor opção. A exposição inadequada e sem proteção aos raios solares pode causar aumento de câncer cutâneo, fotoenvelhecimento e exacerbação de dermatoses fotossensíveis (STOKES et al., 2000). Sendo assim, o uso do filtro solar é uma estratégia efetiva para reduzir a quantidade de radiação ultravioleta e queimadura solar, mas também são necessários o uso de outros meios físicos de fotoproteção e o cuidado com relação ao horário de exposição ao sol para diminuir a incidência de câncer de pele (ANAIS DE DERMATOLOGIA, 2004).
O contato do sol com a pele tem extrema importância na produção e absorção de vitamina D que, por sua vez, é responsável pela formação de cálcio e estruturação dos ossos. Existem também evidências