TED Terapia Capilar- A importância da fotoproteção capilar e o nível de estresse na vida das pessoas
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
DISCIPLINA DE TERAPIA CAPILAR
PROFESSORA REGINA LÚCIA DA SILVA PARENTE
EST4 MANHÃ
CARMEM MARIA GOMES BRITO
REGIVANIA MARQUES MELO
TRABALHO EFETIVO DO DISCENTE
FORTALEZA
2013
CARMEM MARIA GOMES BRITO E REGIVANIA MARQUES MELO
TRABALHO EFETIVO DO DISCENTE
Trabalho Efetivo do discente apresentado ao curso de Graduação Tecnológica em Estética e Cosmética da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO como requisito parcial e obrigatório para a aprovação na disciplina de Terapia Capilar. Sob a orientação da Profa. Esp. Regina Lúcia Da Silva Parente.
FORTALEZA
2013
A IMPORTÂNCIA DA FOTOPROTEÇÃO CAPILAR
INTRODUÇÃO
Segundo (NOGUEIRA,2008) a exposição solar causa diversos danos ao cabelo, sendo a mudança de cor nos fios um dos mais perceptíveis.
Os grânulos de melalina são responsáveis pela cor dos cabelos e as melaninas são formadas em células específicas localizadas no bulbo capilar, denominados melanócitos.
A quantidade e o tipo de melanina formada são determinados geneticamente, mas também podem se influenciados por fatores hormonais e ambientais, incluindo inflamações, sexo e idade.
Dentre os fatores ambientais que alteram a estrutura das melaninas a exposição à radiação ultravioleta, também responsável pelo bronzeamento da pele é o mais notável. No cabelo a melanina atribui proteção fotoquímica as proteínas do mesmo, especialmente em baixos comprimentos de onda onde tanto os pigmentos quanto as proteínas absorvem luz (254 a 350nm).
Os pigmentos atuam absorvendo e filtrando a energia recebida a dissipando em forma de calor. A melanina dissipa mais de 99,9% da energia UV absorvida como calor atuando como um desativador químico de radicais livres, mantendo a sua geração mínima. Porém ao proteger as proteínas do cabelo, da luz, os pigmentos são degradados e oxidados.
Segundo (MACHADO,