FUNDAMENTOS DAS POL TICAS SOCIAIS nubia 2014444444
1609 palavras
7 páginas
ETAPA 1Com fundamento nos textos recomendados, e em certos artigos que se encontram disponíveis na internet, pode-se analisar que existem diversos usos para a palavra Política. Alguns consideram a política uma atividade própria de determinadas pessoas incumbidas de realizá-la, os políticos, e outros analisam a política um negócio e mesmo uma obrigação de todos. Geralmente usa-se a palavra política para expressar uma atividade exclusiva, na maioria das vezes o governo, desempenhada por certo tipo de profissional, ou seja, o político, ou para constituir uma ação coletiva.
Segundo Custódio e Souza (2009) a política social é uma política, adequada das concepções econômico-sociais capitalistas atuais, de ação e influência sobre as precisões sociais fundamentais das pessoas não satisfeitas pela maneira capitalista de produção. É uma política de intervenção em meio as necessidades de valorização e unificação do capital e as obrigações de sustentação da força de trabalho disponível para o mesmo.
Sendo assim, de acordo com Lima (2012) a política conduz o Estado na procura, do atendimento a precisões sociais fundamentais da população, seja por meio de garantias e ações referentes à assistência social, saúde, educação, segurança etc., avalia-se então que está estabelecida a política social. Neste entendimento, política e política social concebem ações do poder político tendo em vista o bem-estar da população. Contudo, considerados desta maneira, estas considerações acabam perdendo sua historicidade e, necessariamente, seu conteúdo de classe social. O que define as doutrinas, as normas jurídicas, e o funcionamento das instituições administrativas do Estado, deriva de uma percepção da relação indivíduo-sociedade baseada numa expectativa positivista, de uma ordem natural, onde a essência das diferenças e das desigualdades sociais apresenta-se como acontecimentos essenciais à natureza humana.
De acordo com Araujo e Luvizotto (2012) o papel do educador social é ser um agente