Fotometro
O fotômetro é um aparelho que serve para auxiliar na medição da quantidade e intensidade da luz que será capturada através da lente. Sua escala de medição varia entre -2EV e +2EV, sendo que 0EV representa a exposição ideal.
Os fotômetros podem ser internos, ou seja, incorporados à câmera, ou manuais, ou seja, externos à câmera. Quando os fotômetros são internos a medição da luz já leva em conta a luz que passa através da lente e não a luz do ambiente. Neste caso o fotômetro da câmera irá considerar apenas a luz que está sendo refletida pela lente, não sabendo a quantidade de luz que realmente incide sobre aquele objeto ou cena.
Quanto aos fotômetros manuais ou externos, a medição acontece colocando o aparelho sobre o objeto que será capturado pela câmera, e esta medição acontecerá considerando toda a luz que incide sobre tal objeto.Os fotômetros apresentam a medição da luz através de uma escala ou com um mostrador digital, indicando a velocidade e a abertura e dando a exposição correta.
3− Fotômetro Interno
Os fotômetros podem encontrar-se sobre duas formas, fotômetros internos e manuais (externos). A diferença entre ambos é que, no primeiro caso, este encontram-se incorporados na máquina fotográfica (na base do espelho refletor principal) ao passo que os manuais são completamente independentes da mesma. Uma vez que se encontram no interior da máquinas, consideram-se essas máquinas como tendo medição de luz TTL o que significa que este fotômetros já têm em conta a luz perdida ao atravessar a objetiva.
4− Fotômetro Externo
Os mais antigos são de células "fotoelétricos” ainda muito utilizados devido aos seus preços mais acessíveis. Tipicamente, estes fotômetros são equipados com fotocélulas de sílica ou de sulfureto de cádmio. A única configuração de que necessita é saber qual a sensibilidade do rolo (ou sensor) com que trabalham. Basicamente, temos apenas que apontar ou colocar o aparelho sobre o objeto cuja luz queremos medir e ler a