Handbol
A empunhadura é o fundamento mais importante do handebol, pois ela é a base para todos os outros fundamentos.
É a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos. A mesma deve ser segura com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da mão em uma posição ligeiramente côncava.
Observações: os dedos devem abarcar a maior superfície possível da bola, os dedos devem exercer certa força (pressão) na bola para que ela esteja bem segura. Sendo que a pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para o êxito da empunhadura.
2 - PASSE
É considerado o fundamento mais importante, básico e imprescindível para que o jogo de Handebol possa desenvolver-se, sem o qual dificilmente poderá haver a colaboração entre os jogadores e o cumprimento dos objetivos ofensivos. Todo o jogo de uma equipe depende da exatidão e segurança do passe. A responsabilidade da segurança cabe ao passador, que deve observar se deve passar e como passar a bola a um companheiro. São movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas. O passe é utilizado para que seja dada a sequência no jogo, a boa execução desse fundamento pode alterar a velocidade do jogo. Os tipos de passes podem ser classificados da seguinte maneira:
Passes acima do ombro: podem ser realizados em função da trajetória da bola para frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado.
Passes em pronação: lateral e para trás.
Passes por de trás da cabeça: lateral e diagonal.
Passes por de trás do corpo: lateral e diagonal.
Passe para trás: na altura da cabeça com extensão do pulso.
Passe quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro, nesse tipo de passe a bola é atirada ao solo em trajetória diagonal.
3 - RECEPÇÃO
A recepção é um outro fundamento técnico cujo objetivo maior é que o jogador domine a bola que está