Identificação dos componentes básicos de fotômetro de chama e curva analítica do sódio, Na+ (aq.)
Engenharia Química
Identificação dos componentes básicos de fotômetro de chama e curva analítica do sódio, Na+ (aq.)
Data do experimento: 24/05/2013 – Turma 3EY
São Paulo
2013
1. Identificação dos componentes básicos de fotômetro de chama e curva analítica do sódio, Na+ (aq.)
2. Objetivo
a) Identificar e descrever a função básica dos componentes de um fotômetro de emissão de chama;
b) Determinar uma curva analítica de solução aquosa de Na+ (aq.)
3. Introdução teórica
A fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica. Nesse caso, a amostra contendo cátions metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas.
Os elementos, ao receberem energia de uma chama, geram espécies excitadas que, ao retornarem para o estado fundamental, liberam parte da energia recebida na forma de radiação, em comprimentos de onda característicos para cada elemento químico.
Apesar da simplicidade da técnica, diversos conceitos importantes estão envolvidos no desenvolvimento de experimentos usando a fotometria de chama, desde os princípios de espectroscopia até a estatística no tratamento de dados, passando por preparo de amostra e eliminação de interferências.
Processos que ocorrem durante a medida por fotometria de chama
A espectroscopia atômica baseia-se em métodos de análise de elementos de uma amostra, geralmente líquida, que é introduzida em uma chama, na qual ocorrem fenômenos físicos e químicos, como evaporação, vaporização e atomização. Para que todos esses processos possam ocorrer em tempos de residência tipicamente inferiores a 5 min, é necessário que amostras líquidas sejam convertidas em um aerossol líquido-gás com partículas inferiores a 5-10 μm para introdução na chama.
A energia eletrônica é quantizada, isto é, apenas certos valores de energia eletrônica são possíveis. Isso significa que os