fotogrametria
A fotogrametria divide-se em 2:
-Fotogrametria interpretativa ou fotointerpretação
Com o recurso a uma foto faz-se a distinção recorrendo a forma, cor, padrão (ex: separa zonas urbanas de zonas agrícola.
- Fotogrametria métrica:
Recorrendo a sobreposição de fotos, estereoescopia, tal como fazem os nossos olhos é possível visualizar a 3d e fazer medições de areas e comprimentos. A estas fotos alteradas para 3d recorrendo a modelos obtemos outro fotomapas. (o googlemaps tem ortofotos,não fotografias areas).
A importância
Pode-se trabalhar uma zona enorme recorrendo a fotogrametria. Por exemplo entre no googlemaps e imagine-se a separar o terreno por usos.
As fotografias aéreas e imagens de satélites representam juntas uma importante ferramenta para a realização de estudos de análise e caracterização ambiental, uso e ocupação do solo e planejamento urbano, uma vez que estas são tecnologias indispensáveis para a construção de mapas, cartas temáticas e sistemas de informação geográfica.
As fotografias aéreas são, até então, o meio mais utilizado e acessível para a realização de trabalhos cartográficos, pois disponibilizam imagens de boa resolução a custos relativamente acessíveis.
Com relação às imagens de satélite, estas tiveram um intenso desenvolvimento, principalmente no final da década de 90, com o surgimento das imagens de alta resolução, ampliando assim as possibilidades para o seu uso.
A cartografia moderna teve o seu desenvolvimento em meados do século XX, objetivando principalmente realizar os estudos de topografia militar, entretanto, atualmente a cartografia está aliada a novas tecnologias de sensoriamento remoto, tornando-se uma ferramenta fundamental para o conhecimento do espaço geográfico, que é constantemente modificado pela ação antrópica.
A Fotogrametria consiste nas atividades de captação de dados gráficos utilizando como sensor uma câmara métrica terrestre.
As finalidades deste tipo de