Análise do Ambiente de Marketing
O ambiente de marketing é formado por um conjunto de forças e fatores que afetam direta ou indiretamente uma organização. Os maiores responsáveis pela identificação dessas forças e fatores são os profissionais de marketing, são eles que devem analisar as potencialidades, fraquezas, tendências e oportunidades na organização.
Os profissionais de marketing devem identificar tais forças e fatores utilizando a inteligência de marketing e a pesquisa de marketing com o objetivo de coletar informações sobre o micro e o macroambiente. Essa pesquisa deve ser constante, uma vez que é essencial sempre estar atento às mudanças no mercado. Com a realização de um escaneamento ambiental sistemático, observa-se e adapta-se as variáveis e invariáveis do mercado, transformando-as em oportunidades de (bons) negócios. Como diz Kunsch, 1986, "A análise ambiental representa um dos pontos de partida para se iniciar o planejamento estratégico".
O ambiente de marketing é subdividido em macroambiente (ambiente externo) e o microambiente empresarial (ambiente interno). Abordaremos ambos os itens separadamente para melhor compreensão. Começaremos pelo microambiente.
O MICROAMBIENTE
O microambiente, também chamado de ambiente operacional ou de tarefa, consiste nos fatores ligados imediatamente à sua habilidade em atender mercados. Ele é composto por: empresa, fornecedores, intermediários de marketing, clientes, concorrentes e vários públicos.
O Profissional de Marketing deve, com ajuda das informações coletadas nas pesquisas e informações de marketing, examinar dentro desses itens as potencialidades e as fraquezas e em seguida desenvolver o planejamento para atingir as metas específicas para o período.
Empresa: Ao fazer planos de marketing, o profissional de marketing deve levar em consideração outros grupos da empresa: Alta administração, finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção, contabilidade. Esses grupos formam o ambiente