Fotogrametria
É a ciência aplicada, a técnica e a arte de recolher informação fidedigna a partir de modelos estereoscópicos com vista à sua representação dimensional (2D ou 3D) e a determinar a forma, posição e dimensão dos objectos no espaço.
A palavra Fotogrametria, deriva de três palavras de origem Grega:
"Photon" - luz;
"Graphos" - descrição;
"Metron" - medições; ou seja, medições executadas através de fotografias.
A fotogrametria utiliza o princípio da visão estereoscópica. Esta técnica permite medir os objectos à distância em imagens métricas através de aparelhos de restituição.
Um fotogrametrista mede geometricamente a dimensão e a posição dos objectos visíveis a partir de um modelo virtual em três dimensões. A fotogrametria recorre actualmente às mais modernas tecnologias informáticas e faz todo o processamento de imagens digitais, o que permite uma grande evolução e maior celeridade na aquisição de dados geográficos.
A fotogrametria pode ser dividida em:
Fotogrametria terrestre.
Fotogrametria aérea.
A fotogrametria terrestre é usada principalmente para documentar o estado actual da fachada de edifícios e monumentos.
A fotogrametria aérea é usada principalmente para:
- Mapas topográficos e/ou temáticos;
- Modelos digitais de terreno;
- Fotografias rectificadas (ortofoto);
- Coordenadas de pontos requeridos;
- Interpretação do objecto (o que é? Tipo? Qualidade? Quantidade) e medida do objecto (onde é? Tamanho?). É também utilizada para vários estudos, nomeadamente geológicos, ambientais e florestais.
Entre os utilizadores da fotogrametria mais frequentes estão os arquitectos, os engenheiros civis (para supervisionar edifícios, documentar seu estado actual, deformações ou danos) e os arqueólogos, para mencionar apenas alguns. Estereoscopia
Técnica que permite a sensação de relevo a partir de duas imagens do mesmo objecto, tiradas de dois pontos de observação diferentes. A sensação de relevo é dada pela visão binocular.
Modelo Estereoscópico
Um modelo