trajetoria da administração pública
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
As atividades desenvolvidas pelo governo estão diretamente ligadas aos interesses da sociedade e tem como princípio básico prestar serviços que supram as necessidades coletivas de forma eficiente e eficaz.
Nas últimas décadas, as mudanças organizacionais no setor privado também acabaram por atingir o setor público e governamental. Dentre elas, a participação popular que vem trazendo melhorias na gestão com maior transparência, diminuindo as irregularidades e melhorando a resolução dos problemas, tornando mais eficiente e eficaz o gerenciamento e a execução da política pública.
Ao longo da história, o Brasil passou por várias formas de governo e conseqüentemente na administração pública. Com o advento da constituição federal de 1988, vieram várias mudanças em busca de uma melhor gestão e organização dos recursos públicos.
Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo e relatar o que aconteceu em cada governo ao longo da trajetória da gestão pública Incluindo as mudanças instituídas pela constituição de 1988, apresentação dos conceitos de BRESSER em relação à gestão por resultados que se relaciona com a reforma gerencial, um breve relato sobre os movimentos que proporcionam um melhor controle e gestão das contas públicas e por fim a proposta de um melhor caminho para a gestão pública se tornar mais eficiente.
2 DESENVOLVIMENTO
O artigo trata-se da trajetória da administração pública nos últimos 20 anos, onde se apresenta as principais evoluções, falhas e ineficiências de gestões que persistem até a atualidade. O texto faz uma análise desde a nova república, a era de Collor, o projeto Bresser até o governo Lula. Informando assim, fatos e momentos importantes da história da gestão pública, sendo que o processo atual de reforma do estado no Brasil começou com o fim do período militar.
Segundo Schwartzman