Trabalho UNOPAR PRONTO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 TRAJETÓRIA RECENTE DA GESTÃO PÚBLICA BRASILEIRA....................4 à 8
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O presente texto visa ponderar a trajetória percorrida pela Administração Pública nas últimas décadas, assinalando os acertos e erros de gestão que ainda persistem. Após analisar o contexto histórico da reforma gerencial do Estado Brasileiro, serão apontados os novos desafios do século XXI para a modernização da gestão pública proba e eficiente.
A Constituição Federal de 1988 alterou diversas questões atinentes à Administração Pública, reforçando os princípios da Legalidade e da Publicidade, fortalecendo o controle externo da Administração e a Redemocratização do Estado.
Tais alterações se fizeram necessárias em razão de o formalismo, a burocratização excessiva, a falta de responsabilização dos governantes e a ausência de controle popular efetivo no regime burocráticos tradicionais característicos do regime ditatorial anterior, não terem sido capazes de conter a crise fiscal e econômica que assolou os Estados a partir da década de 70.
A partir da CF/88, restaram-se asseguradas as primeiras medidas da reforma do estado: descentralização política e financeira, maior participação popular na gestão pública, e, ainda, a efetivação da profissionalização do serviço público consagrado pelo Princípio da Seleção Meritocrática Universal, mediante implementação do concurso público obrigatório para preenchimentos de cargos públicos e o