Resenha de Marx
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Resenha de:
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Karl Marx. In: ___. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim, Weber. 2. ed. rev. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
Aluna: Camilla Reis Soares de Souza
Curso: História (Vesp.)
Disciplina: Int. às Ciências Sociais.
Professor (a): Letícia Moura Simões de Souza.
RESENHA MARX
VITÓRIA
2014
Karl Heinrich Marx nasceu em Tréveris na antiga Prússia, hoje Alemanha, durante a época o processo de industrialização se instaurava, e essa região é a que mais se desenvolvia nesta época. Marx pode viver no contexto de surgimento das grandes indústrias, da economia e também a formação de uma classe social responsável pela produção, que durante suas obras aparece como a classe do proletário. Marx sofreu influências de correntes filosóficas contrastantes e influencia obras e estudos até os dias atuais, sendo um grande marco na história da humanidade. Os primeiros anos após a morte de Marx, sua teoria obteve crescente influência intelectual e política sobre os movimentos operários e, em menor proporção, sobre os círculos acadêmicos ligados às ciências humanas.
Conhecido pela criação do Materialismo dialético, juntamente a Engels, elabora uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história. De acordo com a tese do materialismo histórico defende-se que a evolução histórica, desde as sociedades mais remotas até a atual, se dá pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "exploração do homem pelo homem". A teoria serve também como forma essencial para explicar as relações entre sujeitos. Se opõe ao idealismo, que acredita que o ambiente e a sociedade com base no mundo das ideias, como criações divinas seguindo as vontades das divindades ou por outra força sobrenatural. Para Marx a sociedade estrutura-se em dois níveis: