Resenha Marx
O “Manifesto do Partido Comunista” e “O 18 de Brumário de Luís Bonaparte” são duas grandes obras de Karl Marx que não perderam valor teórico mesmo com o passar do tempo. Marx foi um grande intelectual e revolucionário alemão cujo pensamento influenciou diversas áreas, principalmente a Sociologia, a Ciência Política e a Economia. O autor foi o fundador da doutrina comunista moderna, e suas teorias se baseiam na questão da luta de classes. Para Marx, a sociedade só progride através dessa luta.
O Manifesto do Partido Comunista
O Manifesto é um documento histórico escrito por Marx e Engels e publicado pela primeira vez em 1848. Este documento era endereçado à Liga dos Comunistas, uma associação operária internacional que, até então, era secreta. Nesta obra, Marx e Engels falam ao proletariado sua importância e seu papel político. O Manifesto convoca os trabalhadores proletários de várias nacionalidades para a luta.
O livro, que possui um caráter “simplista”, inicia com uma pequena introdução dos autores afirmando que o espectro do comunismo já rondava a Europa, sendo reconhecido como força por todas as potências deste continente. Logo, era “tempo de os comunistas exporem, à face do mundo inteiro, seu modo de ver, seus fins e suas tendências, opondo um manifesta do próprio partido à lenda do espectro do comunismo.” Em seguida, o livro é dividido em quatro capítulos.
O primeiro capítulo, “Burgueses e Proletários”, inicia-se com a afirmação dos autores de que a o desenvolvimento da história se deu através da luta de classes. Opressores e oprimidos vivem em constante oposição. A sociedade divide-se cada vez mais em dois campos opostos: a burguesia e o proletariado. A burguesia desempenhou na história um papel revolucionário, transformando as sociedades conquistadas a sua imagem e semelhança e instaurando a busca pelo lucro. A burguesia