Resenha sobre o Materialismo em Marx
Disciplina: Introdução a Sociologia
Resenha sobre o Materialismo em Marx
Karl Marx e Friedrich Engels foram dois grandes sociólogos alemães que colaboraram demasiadamente para o entendimento da sociedade, os dois montaram o fundamento de uma nova teoria, a do socialismo científico, em oposição ao socialismo religioso, idealista e utópico. Sem dúvidas estes intelectuais através de suas obras, muitas delas feitas em parceria, deixaram um legado sociológico, político e econômico, além de histórico de questões com as quais eles mesmos tinham contato, podemos dizer que uma das grandes formulações feitas por eles foi a da teoria do materialismo histórico tratada inclusive no livro “A Ideologia Alemã”. O nome de Marx, sobretudo ganhou o mundo dentro da discussão sendo seguido por muitos os quais chamamos de Marxistas.
A presente resenha pretende discutir o que de fato é esse materialismo histórico. O livro “A Ideologia Alemã” logo num primeiro momento critica os seguidores de Hegel, que possuíam uma visão idealista das questões que a sociedade vivenciava, esta ideia pregada por Hegel e seus seguidores dizia que as idéias determinavam a vida e as relações, Marx rebateu isso veementemente dizendo que a vida material tem precedência sobre a vida espiritual e ideológica, enfatizando sempre que o mundo da necessidade vem antes do da ideologia, a matéria que gera concepções sobre a vida. A obra em questão é um ataque direto a essas idéias Hegelianas que circundavam na Alemanha.
Marx trabalha com a ação do homem em sua realidade, seu jeito de viver e sua vida material. A questão da produção é tida como necessária para compreender o materialismo. Ele fala dos modos de produção, dizendo sê-los útil para o estudo da história de forma geral, ele busca a fundo no passado quais foram os modos de produção das gerações e vai desde o modo de produzir das tribos até o modo de produção que ele reconhece em sua realidade. Ele percebe que a