Olga a espera de um milagre
Olga é um filme brasileiro realizado em 2004 pelo diretor Jayme Monjardim, inspirado na biografia escrita por Fernando Morais, sobre a alemã judia e comunista Olga Benário Prestes.
No filme estrelam Camila Morgado como Olga , Caco Ciocler, como Luís Carlos Prestes e Fernanda Montenegro como Dona Leocádia Prestes, mãe de Luís Carlos Prestes.
1ª Questão:
Escolha e narre duas cenas do filme assistido que mais tocaram sua sensibilidade, aponte a emoção que lhe proporcionaram e explique o porquê.
1ª Cena: Quando Olga foi separada de sua filha.
Anita, sua filha, quando tinha quatorze meses, foi literalmente retirada de seus braços.
2ª Cena: A morte de Olga, nas câmeras de gás.
Olga foi uma das primeiras vitimas , após uma série de padecimentos, o ciclo desta história se fecha com sua morte na câmera de gás.
2ª Questão:
Escreva dois valores que o sensibilizaram e provocaram reflexões em você ao assistir esse filme. Frente à esses valores, mostre o que valeria a pena ser divulgado para seus colegas, amigos e professores sobre o filme assistido. Justifique sua resposta.
O filme parte de dois preconceitos normalmente associados à militância revolucionária.
1º Valor: De que a militância é algo cerebral, desprovido de sentimentos, que prioriza unicamente a luta política e não qualquer vínculo com questões pessoais.
2º Valor: De que para o militante não existe nada além da revolução, nem amores e muito menos família.
3ª Questão:
Para você, como aluno do curso de pedagogia, que lições o filme o estimulou a aprender. Justifique sua resposta.
O sonho revolucionário da personagem permaneceu vivo. Todos devem ter um ideal, mas hoje precisamos escolher uma forma mais serena, menos radical de ser revolucionário.
4 ª Questão:
O olhar cinematográfico pode ampliar e enriquecer o nosso olhar sobre a educação e sobre o processo escolar. Com base no filme assistido, ressalte e explique um aspecto que levou a um olhar mais detalhado sobre a Educação