Graduanda em serviço social
CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS E SOCIAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL IV
DOCENTE: JAMERSON SOUZA
DISCENTES: JULIANA DE LACERDA E LEYLY TARGINO
RESENHA:
Na Prática a Teoria é Outra?
SOUSA, 2011
Resenha elaborada a partir da publicação: SANTOS, C. M. dos. Na Prática a Teoria é Outra? : Mitos e Dilemas na Relação entre, Teoria, Prática, Instrumentos e Técnicas no Serviço Social. 2ed. Rio de janeiro: Lumen júris, 2011.
Na Prática a Teoria é Outra?
Cláudia Mônica dos Santos é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), mestrada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e Doutorada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Em seu primeiro capítulo intitulado na Prática a Teoria é outra? A autora irá investigar os equívocos causados nos profissionais de Serviço Social, mediante uma compreensão equivocada sobre a teoria e prática no materialismo histórico-dialético, configurando, portanto as afirmativas de que na prática a teoria é outra e de que o método de Marx não instrumentaliza para a prática. Contudo, para explicar essas afirmativas, ela irá partir de três vertentes de entendimentos equivocados: A primeira é de que a teoria se transforma em prática, ou seja, que a teoria de ruptura ofereça de imediato uma pratica de ruptura. A segunda seria o entendimento de que a prática fala por si só, oferecendo também uma teoria de imediato, o que confirma que na prática a teoria é outra, e o terceiro entendimento seria que a teoria de Marx não instrumentaliza para a ação, portanto denunciando de que a teoria não está se transformando em prática, justificando mais uma vez de que na prática a teoria é outra, portanto a autora critica tal afirmativa, por esta exigir que a teoria se traduza em um instrumento para ação,