Fotogrametria
FOTOGRAMETRIA
PONTA GROSSA
2012
FOTOGRAMETRIA
A Fotogrametria é a ciência que possui a arte de extrair das fotografias, a forma a dimensão e a posição dos objetos que estão nela contida. A palavra Fotogrametria deriva de três palavras de origem grega e significa luz, descrição e medidas. Com fotografias aéreas verticais são obtidas as medidas de posições de pontos que vão dar origem ao desenho das cartas topográficas. Essas fotografias são obtidas com uma sobreposição, o que causa varias visões de uma determinada imagem, diferentes.
Uma das classificações adotadas para a fotogrametria é quanto à evolução dos equipamentos e materiais envolvidos nos processos, podendo a mesma ser: fotogrametria analógica, fotogrametria analítica ou fotogrametria digital.
Nos últimos anos a fotogrametria aérea com a ajuda de satélites em órbita, alterou substancialmente técnicas como a Cartografia e a interpretação aero fotométrica.
A Fotogrametria recorre às tecnologias informáticas, fazendo todo o processamento sobre imagens digitais.
Os produtos finais da Fotogrametria são ficheiros de desenho em computador e ortofotomapas, isto é, fotografias aéreas retificadas para uma projeção ortogonal, tal como um mapa. Estes dados, para além de servirem para a produção de cartas topográficas, servem para muitos outros estudos, nomeadamente ambientais, geológicos e florestais.
Os mesmos procedimentos da fotogrametria aérea são aplicados a fotografias terrestres, permitindo assim cartografar com elevada precisão fachadas de edifícios e monumentos.
A fotogrametria pode ser terra ou ar e suas aplicações são inúmeras: agronomia, cartografia, arquitetura, planejamento e uso do solo, meio ambiente, arqueologia, estruturas de controle, medições, topografia e muito mais.
O principal objetivo da fotogrametria é a extração de informações registradas pelas imagens aéreas para produzir mapas topográficos,