Fotogrametria
ICIBE
Prof° João Almiro
Carla Maciel – 2009
Leandro Cruz – 20091079
Milielkson Santos – 20091102
William Aviz – 20091137
MODIS – Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer
Belem 2011
1. Satélite/Plataforma:
O sensor MODIS é produto do Programa Earth Sciencis Enterprises (ESE) da NASA, concebido com a finalidade de observar e monitorar as mudanças na superfície terrestre, oceanos e atmosfera. As observações são medidas pelo projeto Earth Observing System (EOS). Este projeto lançou vários satélites, os primeiros foram o TERRA e o AQUA, que transportam o sensor MODIS, juntos eles conseguem obter imagens da Terra num intervalo de 1 a 2 dias.
TERRA:
A plataforma orbital TERRA ou EOS AM-1 foi lançada em 18 de dezembro de 1999 da Base da Força Aérea de Vandenberg (Califórnia, EUA) pelo veículo ATLAS IIAS e começou a coletar dados em fevereiro de 2000. É uma missão internacional de parceria entre EUA, Canadá e Japão.
Encontra-se atualmente ativo, tem órbita polar heliossíncrona com duração de 98,1 minutos; a uma altitude de 705 km, com uma inclinação de 98,2°; o seu horário de passagem é as 10: 30 h da manhã; a resolução temporal do satélite TERRA é de 16 dias e tem um tempo de vida projetado de 6 a 7 anos.
Possui cinco sensores a bordo: MODIS, MISR, ASTER, CERES e MOPITT, sendo o sensor MODIS o mais importante deles.
O satélite TERRA contribui para o monitoramento da dinâmica atmosférica global, dos oceanos, continentes e radiação solar. Com as informações do TERRA são feitos estudos sobre fluxo de energia radioativa, temperatura, umidade, nebulosidade, mudanças na cobertura da terra e produtividade global, redução de riscos de perigos naturais como queimadas, vulcanismos, inundações e estiagens. Também ajuda a identificar os mecanismos e fatores que determinam as variações climáticas inclusive os impactos ambientais gerados pelo homem. Nas regiões polares o TERRA ajuda a monitorar a dinâmica do