Metrologia
Ano Lectivo: 2010/2011
Introdução a Metrologia
Junho 2010
INTRODUÇÃO
Metrologia, palavra de origem grega (metron, medida; logos, tratado), é a ciência dos pesos e medidas ou, se se quiser, a ciência da instrumentação e das medidas com ela realizadas. Actualmente, porém, esta designação está mais intimamente ligada ao domínio das medidas de alta exactidão.
O objectivo central da Metrologia é a determinação do valor numérico de uma grandeza mensurável. Para tal ter-se-á de executar um conjunto de operações, medida ou medição, utilizando dispositivos apropriados, aparelhos ou instrumentos de medida ou de medição. O conceito de grandeza mensurável é aplicável a todo e qualquer atributo de um fenómeno, corpo ou substância susceptível de ser caracterizado qualitativa e quantitativamente.
Embora a medida de algumas grandezas físicas elementares tenha sido iniciada há milhares de anos, pode-se dizer que só no século XVI com os trabalhos do polaco Nicolau Copérnico (1473-1543) e especialmente do dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601), nasce a ciência e a medida como tal. Esta, ao constituir meio privilegiado de contacto com a realidade, será sempre fundamental na evolução, quer da ciência quer, naturalmente, da tecnologia. De facto, se é certo que a validação de qualquer teoria ou lei física passa obrigatoriamente pela comparação entre os resultados por elas previstos e aqueles que se obtêm por medidas envolvendo os fenómenos em questão, é igualmente verdade que as novas teorias físicas conduzem, por norma, quer ao desenvolvimento de novos instrumentos de medida, quer de novas tecnologias, ambos propiciadores de melhores condições experimentais. A evolução da capacidade de "olhar" a realidade conduz naturalmente à detecção de fenómenos não explicáveis satisfatoriamente no contexto teórico aceite num determinado momento; a concepção de novas teorias torna-se por isso imperiosa, fechando-se assim um ciclo que