Fotografia
É muito bom quando conseguimos fotografar sem o flash. A iluminação fica mais natural, menos forçada. As formas se definem melhor, a as sombras ficam mais bonitas e suaves. A cor da luz gerada pelo flash é pálida e sem vida e a luz ambiente geralmente é mais natural. Mas, nem sempre podemos evitar o uso do flash. Limitações de lente, câmera, sensibilidade de ISO e principalmente uma iluminação limitada fazem do flash um acessório necessário.
Para obter o melhor de sua câmera e evitar ao máximo o uso do flash, devemos:
. Primeiro, obviamente…Desligar o flash.
. Ajustar o ISO para um valor mais alto. Isso varia em cada câmera, mas devemos ter cuidado para não usar o ISO máximo que a câmera permite, pois ele aumenta o noise na imagem. O melhor é testar os vários ISOs de sua câmera e comparar o resultado.
. Verificar a luz no ambiente. Faça isso apertando o disparador até a metade. A câmera irá focalizar e fará um a leitura da luz. Geralmente é possível ver a velocidade do disparador (shutter speed, SS) e a abertura de diafragma que foram ajustados. Isso estará escrito em algum lugar do seu LCD, pesquise no manual de sua câmera para saber como, e se, ela faz isso. A velocidade não deve ser menor que 1/30 em lentes grande-angular, ou menor que 1/125 no zoom máximo. Algumas câmeras mostram um alerta quando a velocidade está baixa e a foto pode ficar tremida. Se você já entende os modos manuais de sua câmera pode usá-los, buscando a abertura máxima e velocidades seguras.
. Se você não entenda nada de velocidades e aberturas, simplesmente fotografe e analise o resultado. Foto borrada é sinônimo de velocidade baixa.
. Se a luz for suficiente, as velocidades estarão dentro do aceitável, e é só clicar. Caso a foto, ainda assim, fique borrada, será preciso mais luz. O borrado é decorrente de movimento e pode ser causado tanto por uma tremida do fotografo, quanto um movimento do modelo.
Para conseguir mais luz devemos…